Chupadados: a face oculta das tecnologias de estimação

Este projeto reúne histórias sobre como equipamentos e serviços tecnológicos têm sido usados na América Latina para coletar, armazenar e processar dados. Esses dados são gerados por atividades cotidianas como navegar na internet, usar cartões de transporte, aplicativos de monitoramento do ciclo menstrual e fazer transações bancárias. A abundância de bases de dados que registram nossas atividades pode ser utilizada para o aprimoramento de políticas e serviços, mas o uso indevido de informações pessoais também pode expor, segregar e ameaçar indivíduos.

Com narrativas sobre a produção massiva de dados e sua presença em nosso cotidiano, queremos aproximar conceitos como privacidade, big data e vigilância de situações comuns para ressaltar a importância do desenvolvimento e uso de tecnologias com consciência sobre os possíveis impactos sobre os direitos humanos. Com isso, queremos fortalecer as estratégias de advocacy para a proteção de dados e privacidade na região. O projeto foi desenvolvido com a cooperação de parceiros do Brasil, Chile, Argentina, México e Colômbia. Os temas e estratégias de investigação são resultado de consultas a jornalistas, ativistas, advogados e especialistas em privacidade e estão estruturados em 4 eixos: cidade, casa, bolso e corpo.

Equipe

Concepção

Joana Varon e Natasha Felizi

Coordenação e Edição Fase 2

Joana Varon e Tati Dias

Ilustração

Juliana Lucato

Desenvolvimento web e design

Steffania Paola

Comunicação

Amarela e Nara Alves


Investigação e Texto

Dia Kayyali, Fernanda Távora, Flavio Siqueira, Igor Natusch, Joana Varon, Larissa Ribeiro, Leandro Demori, Lucas Teixeira, Natália Zuazo, Natasha Felizi, Raquel Rennó, Tati Dias

Infografias

Daniel Roda, Diana Moreno, Jorge Oliveira e Sérgio Spagnuolo

Tradução

Jorge Davidson (ESP)

Colaborações

Datalabe, Derechos Digitales, Idec, Karisma, Privacy International e Tactical Tech Collective