fundo parallax

Fuzzify.me

 

Desenvolvido por Hang Do Thi Duc, Becca Ricks e Joana Varon
Agradecimentos especiais a Brett Gaylor e Kevin Zawacki



Apresentamos o Fuzzify.me, extensão de código aberto para navegador que ajuda a impedir anúncios direcionados no Facebook

 

Ainda que você não se importe em ser perseguido pela última marca de tênis ou pelo último destino de voo que pesquisou recentemente, o escândalo do Facebook-Cambridge Analytica trouxe à tona uma prática comum e perturbadora realizada pela maior rede social do mundo: a vasta quantidade de dados pessoais coletados sobre nós é cada vez mais usada para moldar nosso comportamento, nossos desejos e nossas necessidades.

Para muitos — especialmente mulheres e pesoas não binárias — essa abordagem pode ser ainda mais agressiva, reforçando os papéis sociais de gênero, a heteronormatividade e, portanto, a discriminação contra a diversidade.

O Facebook usa nossa interação dentro e fora da plataforma para inferir classe social, identidade de gênero, sexualidade e muitos outros aspectos de nossas vidas. Assim, determina se estamos a fim de sair com alguém ou prestes a engravidar (e provavelmente pode até adivinhar de quem), se estamos tristes ou a fim de ir a uma festa (ou ambos). Além disso, cada vez mais aplicativos que rastreiam nossos corpos e hábitos sexuais — como os aplicativos de encontros e os rastreadores de ciclo menstrual — não apenas lucram com nossas informações mais íntimas, como também, muito provavelmente, ainda que não sejam desenvolvidos pelo Facebook, têm seus serviços e bancos de dados conectados à empresa para um login "mais rápido" ou outras funcionalidades.

Todas essas informações são valiosas para os anunciantes. Como mostramos em nossa pesquisa sobre anúncios direcionados e gênero, elas permitem que os anunciantes te persigam com propagandas de berços, programas de perda de peso e, se você tiver uma certa idade, invadam sua linha do tempo com anúncios de programas de fertilidade ou sugestões para congelar seus óvulos. Achamos bastante preocupante que o Facebook permita que anunciantes cheguem a você com base em informações tão íntimas e comecem a sugerir como você deve ser e com o que deve se preocupar. Principalmente agora, no período eleitoral.

O Facebook diz que podemos controlar como anunciantes interagem com a gente se editarmos a página "Suas preferências de anúncios", mas qual é a eficácia verdadeira disso? Não temos certeza se os novos planos de transparência em anúncios e os controles de privacidade que o Facebook introduziu realmente nos dão algum controle sobre nossas informações.

É por isso que criamos o fuzzify.me — uma extensão de navegador para o Firefox e o Chrome que ajuda as pessoas a confundir os perfis usados pelo algoritmo do Facebook para distribuir publicidade direcionada e a obter alguma transparência sobre como tudo isso funciona .

Como funciona?

Primeiro, você precisa adicioná-lo ao seu navegador:

Para instalar no Firefox, clique aqui

Para instalar no Chrome, clique aqui.

Se você usa algum adblocker (bloqueador de anúncios), por favor desative-o temporariamente; nossa meta não é bloquear, mas, sim, poder observar como estão nos direcionando os anúncios. A extensão também não funciona no modo privado de navegação.

Depois de instalado, o fuzzify.me começa a montar uma linha do tempo dos anúncio que são enviados a você no Facebook. Agora você pode ver o contexto mais ampla: como o Facebook te categoriza para os anunciantes? Você é assim? Quer ser "vendido" para outros como sendo essa pessoa?

Além de trazer transparência, a ferramenta também ajuda a minimizar a quantidade de dados sobre você. Embora o Facebook disponibilize a possibilidade de editar nossas preferências de anúncios, a maioria das pessoas nem sabe disso ou não tem tempo para limpar todas as categorias, uma por uma, todos os dias, já que a plataforma está constantemente nos atribuindo novos gostos e interesses. O fuzzify.me facilita isso. Quando você clica no botão "Limpar anúncios" no painel da extensão, você remove automaticamente e de uma vez só todas essas categorias que ficam visíveis para os anunciantes, além de ficar por dentro da forma como você está sendo classificado.

Com o passar do tempo, você consegue ver se as propagandas da sua linha do tempo mudaram conforme a frequência em que você limpa as informações sobre seus interesses. Assim, você pode ir percebendo não só como os anunciantes estão classificando você, mas também se os controles de privacidade implementados pelo Facebook são eficazes para impedir o direcionamento de anúncios.

Acreditamos que instalar o fuzzify.me pode ser ainda mais interessante agora, período de campanhas eleitorais no Brasil. Com ele poderemos observar claramente quais políticos estão nos alvejando, como e porque, além de tentar driblar o algoritmo para sair das bolhas de perfis o Facebook nos atribui para receber determinadas propagandas direcionadas. Curtiu? Nesse vídeo você vê o fuzzify.me em ação, limpando suas preferências de anúncios, e aprende como instalar e usar:

 

Sobre as criadoras

Joana Varon é uma pesquisadora brasileira, fundadora e diretora executiva da Coding Rights, e Mídia Fellow da Mozilla. Ela é co-criadoras do Chupadados, um projeto de arte e jornalismo que explora a privacidade on-line das mulheres na América Latina. @joana_varon

Hang Do Thi Duc é desenvolvedora, engenheira e Fellow Mozilla. Ela é a criadora do Data Selfie, uma extensão de código aberto para navegador que fornece uma perspectiva pessoal sobre mineração de dados, análises preditivas e sua identidade on-line no Facebook. @hangdothiduc

Becca Ricks é tecnóloga, pesquisadora e Fellow Mozilla baseada na Human Rights Watch. Em seu trabalho, ela pesquisa como as plataformas sociais coletam, monetizam e divulgam dados sobre as pessoas on-line e a biopolítica dos algoritmos sociais. @baricks

Para obter mais informações e ver uma lista de Perguntas Frequentes sobre o fuzzify.me, acesse a ferramenta no Github.